FAÇA SUA BUSCA NO SINBORSUL

NOTÍCIAS

29/10/2018

10 ANOS DA VIPAL EM FEIRA DE SANTANA: TRANSFORMANDO VIDAS, A COMUNIDADE E A CIDADE

10 ANOS DA VIPAL EM FEIRA DE SANTANA: TRANSFORMANDO VIDAS, A COMUNIDADE E A CIDADE

“A Vipal mudou a minha vida”. Este depoimento de gratidão é do Adriano Barbosa, Supervisor de Recebimento da Vipal de Feira de Santana, mas poderia ser do Aloisio, da Elane ou do Paulo. Eles são alguns dos cerca de 1 mil funcionários da Vipal Borrachas que veem, na empresa, uma segunda casa. Instalada em 2008 na cidade baiana, localizada a 116 km da capital, Salvador, a moderna planta fabril da empresa completa dez anos de sua inauguração. Uma década em que foi possível impulsionar a economia da cidade, gerar melhorias para a comunidade local e profissionalizar ainda mais o setor industrial feirense. Além de, claro, transformar vidas.

 

Realidades transformadas

Quando a Vipal, empresa líder no mercado brasileiro e na América Latina e uma das mais importantes fabricantes mundiais de produtos para reforma de pneus, resolveu implantar uma nova fábrica fora do seu estado de origem, o Rio Grande do Sul – onde já mantinha outras duas plantas fabris –, a comunidade de Feira de Santana não suspeitava que passaria a contar com uma das mais modernas instalações do Brasil no que se refere ao segmento de borrachas e pneus. A escolha por parte da empresa foi, antes de mais nada, estratégica: segundo maior município da Bahia, com 609 mil habitantes, Feira de Santana localiza-se no maior entroncamento rodoviário do Norte/Nordeste brasileiro, situando-se próxima ao porto de Salvador e do polo petroquímico de Camaçari.

Transcorridos dez anos, a contribuição da Vipal para a comunidade feirense é visível. Além de gerar empregos e trazer divisas para a cidade, a Vipal levou capacitação e cidadania às pessoas, tanto a funcionários quanto a seus familiares e a comunidade como um todo. André Régis, presidente do Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS), declara que a chegada da Vipal em Feira de Santana trouxe mais do que uma grande indústria que emprega e gera renda, mas também impulsionou o profissionalismo, o planejamento e a organização social. “A Vipal é uma empresa diferenciada, que investe na cidade e tem grande participação nas ações que desenvolvemos, sempre com disponibilidade e parceria”, ressalta. Régis aponta ainda que a Vipal veio fortalecer o polo de industrial de borrachas de Feira de Santana, que já contava com outras duas fábricas de pneus novos.

Institucionalmente, a Vipal tem um conceito muito parecido com o manifestado pelo CIFS junto a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). “Quando a gente fala aqui em Feira de Santana em Vipal, a imagem que se tem é de uma excelente empresa para se trabalhar. É isto que a comunidade feirense fala”, comenta João Baptista Ferreira, vice-presidente da FIEB. Ferreira ressalta o quanto é fácil a comunicação com a empresa, sempre disposta a resolver questões e de se envolver com as demandas locais. “A Federação das Indústrias e a cidade de Feira de Santana têm muito orgulho de ter a Vipal entre nós, pois não se trata apenas de ser uma empresa grande que gera empregos, contribui com a arrecadação de impostos e produz renda para a população, mas, sim, por ser uma empresa que se mostra realmente feirense quando dialoga com a gente”. E conclui repetindo o termo que muitos também usam quando se referem à líder em reforma de pneus: “A Vipal é uma empresa diferenciada”.

 

Modernidade e renovação

Localizada em uma área de 608 mil m², sendo 62 mil m² de área construída, a planta fabril de Feira de Santana carrega o DNA Sustentável da Vipal. Contando com cerca de mil colaboradores, a fábrica é certificada com o ISO 9001 e mantém, em sua estrutura, práticas de respeito ao meio ambiente, como aproveitamento de água da chuva e sistema de tratamento de efluentes, além de conforto térmico dos pavilhões industriais (isolamento térmico e ventilação), iluminação natural, cinturão verde, entre outros.

Em termos de produção, a fábrica também impressiona. Com capacidade de mistura de compostos de borracha de 4.650 toneladas/mês, nela é desenvolvido o que há de mais moderno em produtos para reforma de todos os tipos de pneus. Dentre os principais produtos estão as bandas pré-moldadas, compostos de borracha e pneus de moto da marca Vipal, operação iniciada com exclusividade na fábrica de Feira de Santana em 2012.

Mesmo com toda a modernidade já existente, a empresa continua investindo na fábrica. Um dos passos para isso é o acordo firmado com o DESENVOLVE - Programa de Desenvolvimento Industrial e de Integração Econômica do Estado da Bahia, do Governo do Estado da Bahia, que prevê investimento na fábrica nos próximos três anos.

 

Olhando para a natureza e para as pessoas

A sustentabilidade não é mais novidade no meio corporativo há bastante tempo. No entanto, é sabido que nem todas as empresas prezam tanto pelo tema além do que lhes é exigido pelos órgãos competentes. Não é o caso da Vipal, que tanto em suas fábricas gaúchas quanto a baiana desde seu planejamento estrutural inclui o fator sustentabilidade como prioridade. Afinal, pensar no Planeta é pensar, igualmente, nas pessoas.

Sintonizada com esta questão e ciente do seu papel no desenvolvimento e preservação das regiões em que atua, a Vipal Borrachas mantém em Feira de Santana uma fábrica que respeita o meio ambiente em vários aspectos. O uso da água é um exemplo dos modernos padrões de tecnologia e sustentabilidade. O sistema de captação de água da chuva abastece toda a unidade fabril por meio de cinco cisternas distribuídas ao longo do parque, com volume de armazenamento total de 1,5 milhão de litros. Igualmente, todo o efluente gerado, sanitário e industrial, é tratado na Estação de Tratamento de Efluentes da fábrica, de onde retorna à natureza dentro dos rígidos padrões da legislação ambiental.

Na planta fabril, também, a matéria-prima para a geração de vapor é o gás natural, atóxico e originário de uma fonte de energia limpa. A compostagem, método natural de transformação de alimentos em composto orgânico, utiliza os restos do refeitório como adubo nas áreas verdes da empresa, além de contar com uma central de armazenamento provisório de resíduos, que, por meio de Coleta Seletiva, os encaminha para reciclagem.

A iluminação e a ventilação foram elaboradas de forma a garantir o conforto visual e térmico sem agredir a natureza. O sistema de iluminação natural é feito com telhas prismáticas, que proporcionam uma luz difusa, além de bloqueio do calor e dos raios infravermelhos do sol. Igualmente, os telhados e as paredes de todos os pavilhões contam com isolamento térmico e um sistema de ventilação que gera cinco renovações de ar por hora. Além disso, a fábrica conta com um projeto paisagístico que respeita e dialoga harmoniosamente com a vasta área verde de seu entorno, um cinturão verde de 90 mil m², que contempla espécies como seringueiras, pau-brasil, jabuticaba, pitanga, acerola, goiaba, palmeira-imperial, entre diversas outras.

Todas estas qualidades estruturais não são mera figuração. O mesmo respeito que se tem à natureza se tem com as pessoas. Elane Pires de Jesus, do setor de Recursos Humanos da Vipal em Feira de Santana, é funcionária de longa data que vê na empresa tudo aquilo que sonhava em obter profissionalmente. “A Vipal me mudou em tudo, como pessoa e, principalmente, como profissional”, revela. “A Vipal trouxe à Feira de Santana grandes benefícios às pessoas na forma como elas são tratadas. É possível se organizar e se planejar em sua vida por conta dos turnos fixos. Essa cultura de profissionalismo e respeito aos indivíduos é um grande diferencial da Vipal desde que ela chegou aqui”, conta Elane.

O entendimento de que sempre é possível se aperfeiçoar é uma postura da Vipal capaz de contagiar seus funcionários. Todos são unânimes de que, havendo dedicação e uma busca em se superar, a valorização por parte da empresa vem. “Tem que buscar se aperfeiçoar sempre, e eu dou como exemplo a mim mesmo para minha equipe”, conta Adriano, colaborador desde o início das atividades da fábrica. Integrante da equipe que viajou a Nova Prata para uma imersão de três meses, Adriano tornou-se um dos multiplicadores da cultura da Vipal a seus colegas do Nordeste. O emprego lhe deu condições de formar-se na faculdade de Logística e a construir casa e família. “Sou muito grato a tudo que a Vipal me deu. A Vipal dá oportunidade àqueles que querem crescer, por isso me mostro como exemplo aos outros colegas”, finaliza.

Paulo Henrique dos Santos Oliveira, funcionário da Vipal praticamente desde que a fábrica começou a funcionar, sentiu essa transformação na própria vida. Ele, aos 19 anos, participou, em 2008, da equipe terceirizada que ajudou a montar as modernas máquinas que operam até hoje na fábrica. Meses depois de concluída esta etapa, Paulo Henrique foi, então, contratado e passou a integrar, oficialmente, o time da Vipal. Hoje, o Mantenedor Eletricista, após ter passado por outras funções da área de Manutenção ao longo dos anos, diz que deve tudo à Vipal. “Quem moldou o profissional que eu sou hoje foi a Vipal”, confessa. “A Vipal representa tudo o que eu tenho hoje: minha formação técnica, carro, casa, tudo foi conquistado aqui dentro”, diz Paulo Henrique, Técnico Eletricista e Técnico em Automação Industrial e que agora cursa graduação em Administração.

Para Aloisio Paulo Santos Junior, do setor de Produção, o crescimento que ele teve na vida desde que iniciou na Vipal, também há dez anos, foi “nítido”. Também integrante do grupo que imergiu em Nova Prata, em 2008, para se tornar um multiplicador em Feira de Santana, Aloisio destaca que “a Vipal respeita os direitos de quem trabalha nela”, e que isso o fez conquistar aquilo que era o sonho de muitos feirenses: emprego com carteira assinada, casa própria, curso superior e, acima de tudo, cidadania.

Paulo Henrique e Aloisio, assim como os colegas Elane e Adriano, são apenas alguns entre muitos que se sentem gratos pelo o que a Vipal Borrachas levou, há dez anos, à comunidade de Feira de Santana. E, assim como outros colaboradores, eles também sabem que a estrada lhes ensinou a vencer, pois a empresa os enxerga e retribui. E continuará sendo assim por muitos anos.

 

Fonte: Marta Becker Comunicação Corporativa

 

Sobre a Vipal

A Vipal Borrachas - www.vipal.com.br - foi constituída em 1973, em Nova Prata, no Rio Grande do Sul. Com 3 mil colaboradores, a empresa tem duas fábricas em Nova Prata e uma em Feira de Santana, na Bahia, totalizando cerca de 168 mil metros quadrados de parque fabril e dois centros de distribuição no Brasil. A empresa exporta para todos os continentes e possui ainda centros de distribuição na América do Sul, América do Norte, Europa e Oceania. A Vipal foi a primeira empresa brasileira do setor certificada pelo ISO9002, ostentando ainda a ISO9001:2015 e o certificado de verificação de desempenho para sua linha de bandas de rodagem pelo IFBQ/INMETRO.

COMPARTILHE: