FAÇA SUA BUSCA NO SINBORSUL

NOTÍCIAS

21/01/2019

VIPAL BORRACHAS É EXEMPLO EM PRÁTICAS DE COMPLIANCE NO SEGMENTO

VIPAL BORRACHAS É EXEMPLO EM PRÁTICAS DE COMPLIANCE NO SEGMENTO

Dentre as ações, empresa consolidou Código de Ética e Conduta, documento que reúne os principais preceitos da Vipal praticados ao longo de seus 45 anos

 

A Vipal Borrachas tem sua trajetória pautada pelos valores da ética, profissionalismo e respeito às pessoas, além do contínuo investimento em tecnologia, meio ambiente e responsabilidade social. Esses preceitos foram se consolidando e sendo naturalmente assimilados pela empresa ao longo das mais de quatro décadas. Hoje, a Vipal mantém uma robusta política de gestão, devidamente adequada aos conceitos de compliance – conjunto de disciplinas que faz cumprir as normas e diretrizes estabelecidas para o negócio e para a atividade da empresa. Estes, por sua vez, estão em consonância com as práticas de Governança Corporativa, as quais fazem da Vipal um exemplo no segmento de reforma de pneus neste sentido.

 

De maneira a formalizar estas práticas e torná-las comum a todos, a líder na América Latina e uma das principais fabricantes mundiais de produtos para reforma de pneus elaborou um Código de Ética e Conduta. O documento consolida os principais valores e princípios presentes no DNA da Vipal, contemplando todos os públicos relacionados à empresa. O Código de Ética e Conduta traz uma visão ampla da empresa e de sua gestão, dialogando com sociedade, clientes, fornecedores, parceiros, governo, órgãos e entidades representativas, além dos próprios colaboradores. Em suas 20 páginas, o documento expõe tópicos como: Valores, Objetivos, Sustentabilidade Econômica, Social e Ambiental, Relacionamento com os Colaboradores e com Partes Interessadas, Gestão da Conduta, entre outros.

 

“O Código de Ética e Conduta da Vipal tem a finalidade de guiar comportamentos e atitudes dos colaboradores e demais partes interessadas, independentemente de cargo ou função, para que todos possam ser orientados pelos valores básicos e diretrizes da empresa”, diz Delcides Portela, Gerente de Auditoria e Controles Internos da Vipal.

 

Compromisso Vipal

A paixão por pertencer ao time Vipal é muito presente junto aos colaboradores da empresa. Pensando nisso, foi elaborado o programa Compromisso Vipal. Reunindo uma série de ações, o programa visa fortalecer ainda mais a relação afetuosa e de orgulho entre empresa e funcionários.

 

Um bom exemplo de ação oriunda do Compromisso Vipal é exatamente o Código de Ética e Conduta. Ainda, é guarda-chuva de outras ações, como a estruturação de um programa de desenvolvimento para lideranças, a revisão do Programa de Participação nos Lucros e Resultados, o lançamento e a manutenção de canais de comunicação interna e a realização da Pesquisa de Clima. Também, a implementação do Projeto Socioambiental e a reestruturação de diversos processos são outros exemplos dos movimentos que a Vipal tem feito a partir desta iniciativa.

 

“O Compromisso Vipal é o lema que move toda a companhia em busca de suas metas e desafios”, explica Valdemar Tonin, Gerente de Recursos Humanos. “A partir dele, diversas ações têm sido realizadas com o propósito de transformar em realidade o sonho de sermos uma empresa centenária”, finaliza.

 

 

Sobre a Vipal

Em 45 anos de estrada, a Vipal Borrachas se tornou uma das maiores empresas de reforma de pneus do mundo. É líder no Brasil e na América Latina, com cerca de 300 reformadores autorizados, sendo mais de 200 no Brasil. Tornou-se uma especialista na indústria da borracha, sendo a única empresa com uma linha completa de reforma e reparos para todos os tipos de pneus. Além disso, oferece compostos de borracha, pisos e lençóis, produtos para indústria, pneus de moto e câmaras de ar e ainda fabrica máquinas para reforma de pneus carga e agro.

 

Para abastecer este mercado, a Vipal conta com 4 fábricas na América do Sul com capacidade instalada superior a 19 mil toneladas por mês e 3 mil funcionários que usufruem de uma estrutura física de 183 mil m².

 

Ao longo dos anos, a Vipal tem aliado experiência a conhecimento técnico. Possui uma Universidade Corporativa e um dos mais robustos Centros de Pesquisa e Tecnologia do mundo no segmento, comportando 13 laboratórios. Toda essa estrutura se reflete em produtos de excelência que são referência de qualidade em todo o mundo.

 

Fonte: Marta Becker Comunicação Corporativa

COMPARTILHE: